Laboratório de Ensino de Matemática

O Laboratório de Ensino de Matemática da UDESC/Joinville faz parte da infraestrura do curso de Licenciatura em Matemática. Neste espaço de socialização e convivência entre alunos e professores, os alunos da gradução têm aulas de disciplinas, realizam atividades de monitoria, trabalhos extraclasse - individualmente ou em grupo - e também têm acesso a materiais que podem utilizar nessas atividades. Desta forma, o Laboratório tem importante papel junto aos temas e conteúdos trabalhados nas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática relacionadas diretamente com a formação do professor uma vez que propicia aos alunos do curso o contato com diferentes recursos didáticos (materiais e modelos concretos) que podem ser utilizados nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos de todos os níveis de ensino. Esse contato é essencial no processo de formação inicial dos professores uma vez que assim é possível que conheçam as potencialidades e desafios em termos de recursos didáticos aos quais podem ter acesso.

Sendo um espaço de criação e debate, onde são desenvolvidos e experimentados instrumentos didáticos como artefatos e jogos, a estrutura e ação do Laboratório de Ensino são comprovadamente essenciais no processo de formação do professor, fazendo sua parte no cumprimento da missão do curso de Licenciatura em Matemática.  

O Laboratório da UDESC também promove aos alunos de instituições de Ensino Fundamental e Médio visitas orientadas pelos professores e alunos do curso promovendo a integração entre teoria e prática. E, além da importância para as disciplinas da área de Educação Matemática, os recursos e o espaço do Laboratório de Ensino de Matemática também são utilizados em aulas de disciplinas de conteúdos matemáticos e estatísticos sempre que os professores dessas disciplinas desejam trabalhar com materiais concretos para dar significados aos conteúdos matemáticos e estatísticos estudados.

As atividades promovidas pelo/com o Laboratório de Ensino de Matemática ajudam também a divulgar o conhecimento matemático de maneira lúdica - portanto agradável e atraente - promovendo a aprendizagem dos alunos de maneira mais significativa.

Interessados em utilizar o LEMA em atividades relacionadas a projetos de ensino, extensão ou pesquisa (incluindo atividades relativa a orientações), podem reservar o laboratório preenchendo o formulário disponível neste link.

Para consultar os horários disponíveis para reserva, consulte a agenda do LEMA.

Equipe:

  • Professor Adriano Luis dos Santos Né - Coordenador
    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - (47) 3481-7662
  • Débora da Silva Rocha Araujo - Bolsista
    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.