Laboratórios de Informática

O Departamento de Matemática (DMAT) possui dois laboratórios de informática do DMAT, situados nas salas D16 e D18 (Bloco D), com capacidade de 14 e 28 usuários, respectivamente, que estão permanentemente disponíveis para atividades acadêmicas, que envolvam professores, alunos e funcionários da UDESC, sempre que eles não estiverem ocupados com aulas do semestre letivo.

Conheça mais sobre os Laboratórios de Informática do DMAT clicando aqui.

Os computadores funcionam em duas plataformas, Windows (versões 10 e Xp) e Linux (Ubuntu). Podemos acessar neles, além de pacotes básicos do Office (no caso do Windows), softwares educacionais para disciplinas de Estatística, Matemática aplicada, Cálculo numérico, Cálculo Diferencial e Integral, entre outras. Maple, Mathlab, Latex, Programa estatístico R são exemplos de alguns programas computacionais utilizados por professores das diversas disciplinas do Departamento de Matemática como apoio tecnológico em suas disciplinas.

Podemos destacar também a utilização destes laboratórios para a ministração da disciplina obrigatória do currículo do curso de Matemática “Laboratório de Matemática II”. Neste curso os futuros professores de matemática estudam o uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas para o ensino de Matemática no ensino básico. Softwares de geometria dinâmica, Softwares gráficos para esboço de gráficos, jogos educacionais e Softwares de computação algébrica são alguns exemplos de programas utilizados nesta disciplina.

 

Equipe:

  • Professor Fernando Deeke Sasse - Coordenador
      O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  - (47) 4009-7835

 

Reserva do Laboratório:

  1. Para reservar os laboratórios de Informática do DMAT basta telefonar para 4009-7941 ou enviar um email para a secretaria do DMAT ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ), explicando a natureza do evento, dia, sala e horário desejados. Uma resposta será dada imediatamente sobre a disponibilidade.
  2. As reservas serão garantidas somente se forem feitas depois do início das aulas de cada semestre, pois estas sempre terão preferência
  3. Um professor ou funcionário da UDESC deve se responsabilizar pelo uso adequado da sala e seus equipamentos, e deve retirar e devolver a chave pessoalmente, na secretaria do DMAT.
  4. Pedidos para uso dos laboratórios para fins não descritos no item 1 serão analisados pelo coordenador do laboratório.