Histórico do Curso

O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática da UDESC/Joinville foi elaborado durante os anos de 2004 e 2005 por um grupo de professores do Departamento de Matemática (DMAT), liderado pelo professor Rogério de Aguiar (então chefe de departamento) e com a participação das professoras Ângela Teresa Zorzo Dal Piva, Ivanete Zuchi Siple, Katiani da Conceição Loureiro e dos professores Enori Carelli e Dario Nolli.

Este projeto foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) através da publicação da Resolução 074/2007, datada de 31 de agosto de 2007 e assinada pelo então Reitor, professor Anselmo Fábio De Moraes. No ano seguinte, no segundo semestre de 2008, o curso de Licenciatura em Matemática entrou em funcionamento, já sob a coordenação da professora Lígia Liani Barz.

Em 2010, sob a coordenação da professora Ivanete Zuchi Siple, o Curso passou pelo importante processo de reconhecimento, no qual obteve a nota de 4,33 (numa escala de 1 a 5), atribuída por avaliadores do conselho estadual de educação, recebendo o conceito final “satisfaz de forma plena” aos indicadores de qualidade.

No primeiro semestre de 2012, sob a coordenação do professor Marnei Luis Mandler, o curso teve todas as suas fases implantadas, culminando com as defesas dos primeiros trabalhos de conclusão de curso. Oito alunos compuseram a primeira turma de formados em matemática pela UDESC/Joinville, cuja colação de grau ocorreu em agosto de 2012. Até o primeiro semestre de 2016 já foi concedido o título de Licenciado em Matemática para um total de 50 acadêmicos, oriundos de diversas regiões de Santa Catarina.

Em novembro de 2014, sob a coordenação da professora Elisa Henning, o curso de Licenciatura em Matemática passou pelo processo de renovação de reconhecimento de curso, com visita in loco de avaliadores do Conselho Estadual de Educação, que atribuíram a nota 4,5 (numa escala de 1 a 5), recebendo novamente o conceito final “satisfaz de forma plena” aos indicadores de qualidade".

Em 2015, o Ministério da Educação divulgou o resultado do Exame Nacional de Desenpenho de Estudantes (ENADE) realizado no final de 2014, no qual o curso de Licenciatura em Matemática obteve o conceito final 4 (numa escala de 1 a 5). Estes índices indicam a qualidade do curso de Licenciatura em Matemática oferecido pela Udesc.

A criação do Curso de Licenciatura em Matemática da Udesc ocorreu devido à demanda por professores com formação qualificada para atuar no ensino de matemática em Instituições públicas e privadas de ensino da região. Tal expectativa vem sendo cumprida, visto que os alunos egressos do curso têm se mostrado profissionais qualificados para lecionar a disciplina de matemática de forma que possam contribuir para alavancar a qualidade do ensino em seus diversos níveis.

Um dos diferenciais do curso em Licenciatura em Matemática da UDESC é a excelência do seu corpo docente, formado por professores dos departamentos de matemática, física, química e computação, profissionais dedicados à qualidade do ensino oferecido aos alunos do curso.

Outro destaque do curso de licenciatura em matemática é a ampla formação oferecida ao seu corpo discente, que permitirá aos egressos exercer a função de educador dotado de espírito lógico-matemático, crítico, com visão humanística, embasado em sólidos conhecimentos específicos dos diversos ramos da matemática e com uma formação pedagógica pautada na prática de ensino e em laboratórios de ensino, com utilização de novas tecnologias, valorização do lúdico e fundamentada em conceitos da história, da didática, da psicologia e da filosofia da ciência.