Licenciatura em Matemática

O Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas forma e habilita Professores Licenciados em Matemática com uma sólida formação matemática e didática-pedagógica para atuar no ensino fundamental e médio. O licenciado em matemática terá a formação necessária para ser um educador competente, dotado de espírito critico e criativo, com visão humanística, capaz de relacionar a matemática com outros segmentos contribuindo para o desenvolvimento da região na qual está inserido. O Profissional formado neste curso terá condições de seguir seus estudos em nível de mestrado nas áreas de educação matemática, matemática, matemática aplicada e áreas afins.

Duração: 3 anos e meio
Número de vagas: 40
Turno: Matutino

 

Objetivos:

  • Proporcionar aos alunos uma sólida formação dos conhecimentos matemáticos e o domínio dos principais conceitos de física.
  • Formar professores Licenciados em Matemática dotados de espírito crítico e criativo, com visão humanística, capaz de relacionar a matemática com outros segmentos..
  • Possibilitar reflexões sobre o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem, sobre metodologias de ensino de Matemática, sobre didática e sobre as relações da matemática com a vida quotidiana.

 

Perfil Profissional do Aluno

O licenciado em matemática deverá ter:

  • Um conhecimento sólido do conteúdo de matemática usual do ensino fundamental e médio;
  • Conhecimento de matemática superior que lhe permita aprofundar os conhecimentos dos programas do ensino fundamental e médio para que possa transmitir uma visão da importância dos tópicos que esteja ensinando, no contexto da matemática e de outras áreas afins.
  • Uma formação pedagógica que lhe dê condições de exercer sua atividade de educador embasado nos conhecimentos de história, psicologia e filosofia das ciências e da matemática.
  • Habilidade para discutir, analisar e avaliar propostas curriculares, livros didáticos e materiais pedagógicos.
  • Capacidade de elaborar e desenvolver pesquisas que contribuam para a sua prática docente, considerando os aspectos regionais específicos de seu campo de atuação.

 

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO:

 

Resoluções

  1. Resolução 074/2007 - CONSUNI
  2. Resolução 009/2008 - CONSEPE
  3. Resolução 001/2009 - CONSEPE
  4. Resolução 040/2009 - CONSEPE
  5. Resolução 003/2010 - CONSEPE
  6. Resolução 012/2010 - CONSEPE

 

Resolução Acadêmica 028/2011 – CONSEPE
Requerimento: Modelo