Interconexões entre a Didática da Matemática e outras teorias são temas de palestra na Udesc Joinville

Na próxima terça-feira, 6 de junho, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, vai receber a palestra “Interconexões entre a Didática da Matemática e outras teorias nas práticas institucionais”. O tema será apresentado às 14h, no Auditório do bloco E, pelo professor Saddo Ag Almouloud, da PUC-SP.

A palestra vai apresentar uma parte da contribuição teórica da Didática da Matemática para a compreensão de processos de ensino e aprendizagem.

Além de focar na Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Teoria Antropológica do Didático (TAD), cujo alcance vai além do estudo de fenômenos relacionados à construção de conceitos matemáticos por alunos.

RESUMO: A Palestra apresenta de forma sucinta uma parte da contribuição teórica da Didática da Matemática para a compreensão de processos de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos. A “Didática da Matemática”  como a ciência da educação que estuda situações que visam à aquisição de conhecimentos pelos alunos, estudantes ou adultos em formação, tanto do ponto de vista das características dessas situações como da aprendizagem que elas possibilitam. Ela estuda também as condições que favorecem a aquisição de conceitos matemáticos pelos alunos e a formação de professores. Foco na Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Teoria Antropológica do Didático (TAD) cujo alcance vai além do estudo de fenômenos relacionados à construção de conceitos matemáticos por alunos.

Fonte: cct.udesc.br/?idNoticia=18123

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (47) 3481-7930