Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

1. O que é o PIBID?

O PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, segundo a CAPES, é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

1.1 Objetivos do Programa

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Como funciona?

Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados. Podem se candidatar IES públicas, comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos que oferecem cursos de licenciatura.

As instituições aprovadas pela Capes recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o desenvolvimento das atividades do projeto. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.

Modalidades de bolsa

A Capes concede cinco modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:

  1. Iniciação à docência – para estudantes de licenciatura das áreas abrangidas pelo subprojeto.
  2. Supervisão – para professores de escolas públicas de educação básica que supervisionam, no mínimo, cinco e, no máximo, dez bolsistas da licenciatura.
  3. Coordenação de área – para professores da licenciatura que coordenam subprojetos. Permitida a concessão de uma bolsa para cada subprojeto aprovado.
  4. Coordenação de área de gestão de processos educacionais – para o professor da licenciatura que auxilia na gestão do projeto na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional.
  5. Coordenação institucional – para o professor da licenciatura que coordena o projeto Pibid na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional.

Bolsas concedidas pelo Pibid em 2012

Tipo de Bolsa

Total*

Iniciação à Docência

40.092

Supervisão

6177

Coordenação de Área

2.498

Coordenação Institucional

288

Coordenação de Área de Gestão

266

Total

49.321

*Dados atualizados em 5/10/2012.

Atualmente, participam do Pibid 195 Instituições de Educação Superior de todo o país que desenvolvem 288 projetos de iniciação à docência em aproximadamente 4 mil escolas públicas de educação básica. Com o edital de 2012, o número de bolsas concedidas atingiu 49.321, o que representa um crescimento de mais de 80% em relação a 2011.

Fonte : http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid  - Acesso as 14:38 do dia 13 de março de 2013.

2. Como é o PIBID na UDESC e no CCT?

Na UDESC o PIBID engloba 10 (dez) cursos de licenciatura: - licenciatura em Pedagogia com 12 (doze) alunos bolsistas; licenciatura em História com 18 (dezoito) alunos bolsistas; licenciatura em Geografia com 12 (doze) alunos bolsistas; licenciatura em Química com 12 (doze) alunos bolsistas; licenciatura em Física com 12 (doze) alunos bolsistas;- licenciatura em Matemática com 12 (doze) alunos bolsistas; licenciatura em Pedagogia a distância (EaD) com 10 (dez) alunos bolsistas; licenciatura em Música com 10 (dez) alunos bolsistas; licenciatura em Artes Visuais com 12 (doze) alunos bolsistas e  licenciatura em Teatro com 12 (doze) alunos bolsistas. Assim na UDESC toda temos 96 alunos bolsistas de iniciação à docência.  

No CCT (Centro de Ciências Tecnológicas), por sua vez, temos 3 licenciaturas envolvidas: licenciatura em Química; Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática cada uma delas com 12 (doze) alunos bolsistas. Além disso, esses três subprojetos trabalham em parceria desenvolvendo atividades nas três escolas que são sedes. Temos seis bolsistas de cada área por escola objetivando tanto a formação inicial desses licenciandos como contribuindo com o desenvolvimento de atividades diferenciadas nessas escolas envolvendo três áreas: Matemática, Física e Química. No ano de 2012 desenvolvemos a partir dessa parceria uma Feira de Ciências em três versões - uma em cada escola.

 

3. O Subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática

O subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática está em sua segunda edição. Após aprovação do projeto no Edital 2014 da CAPES o subprojeto foi ampliado para atuação em duas escolas sedes (Rudolf Meyer e Governador Pedro Ivo Campos), com um supervisor e seis bolsistas em cada escola, totalizando 12 acadêmicos do curso atuando como bolsistas.

Segunda Edição: Edital CAPES/PIBID 2014
Vigência: de março de 2014 a março de 2016
EQUIPE

Coordenadora de área: Regina Helena Munhoz

Bolsistas de iniciação a docência: Alessandra Machado; Franciara de Amorim; Gislaine Mendes Donél; Itália Bordin; Jennifer de Souza; Marciane Kniess; Mariana Enck de Souza; Mayara Burg, Rafael Engelmann; Sabrina Pires; Suelen Cristina Elísio.

Professor Supervisor:  Airton Camilo Correa Jr e Valquíria

Professores Colaboradores do Projeto:  Ivanete Zuchi Siple e Marnei Luis Mandler.

 

Primeira Edição: Edital CAPES/PIBID 2011
Vigência: de julho de 2011 a fevereiro de 2014
EQUIPE

Coordenadora de área: Regina Helena Munhoz

Bolsistas de iniciação a docência: Aruana do Amaral; Franciara Amorim; Isabel Cristina Thiel;  Pamela Paola Leonardo; Raíra Elberhardt Nogueira; Susana Huller.

Professor Supervisor:  Airton Camilo Correa Jr.

Professores Colaboradores do Projeto:  Ivanete Zuchi Siple e Marnei Luis Mandler.

Ex-Bolsistas: Aruana do Amaral, Bruna Fernandes Guimarães, Carolina Soares Bueno, Esther Barh Pessoa, Fernanda Primieri Bessa, Isabel Cristina Thiél, Joana Steil Alves, Maisa Damazio Franco, Marília Zabel, Nathália Caroline dos Passos, Pamela Paola Leonardo, Raíra Elberhardt Nogueira, Thais Clara da Costa, Susana Huller.

 

Atividades Desenvolvidas por Semestre