PIBID 2012/1

 

Atividades desenvolvidas

 

Estudos:  Livros – Metodologia da Pesquisa (AUTORES) e Educação Matemática Crítica – a questão da democracia (Ole Skovsmose)

 

Projetos:  Jogos e/ou Artefatos Matemáticos: “Onça Pintada”, “Utilizando balança de dois pratos para abordar conceitos de igualdades” e o “Tabuleiro Matemagnético”.

 

O jogo “Onça Pintada” é uma adaptação de um dos jogos presentes no livro Clube de Matemática (SILVA, 2008), que foi aplicado com alunos do ensino fundamental. Para este jogo foi construída uma onça com cartolina em tamanho médio, na qual as pintas da onça contêm expressões matemáticas para serem resolvidas (do lado que não fica à mostra), envolvendo cálculo de potências com números inteiros, multiplicação e soma de frações, assuntos os quais, podem gerar muitas dúvidas por parte dos alunos. No caso do projeto “Utilizando balança de dois pratos para abordar conceitos de igualdades” na primeira atividade objetivou-se que os alunos tivessem a capacidade de distinguir pesos e formas; para isso utilizaram uma balança e massa de modelar com o intuito de que os alunos chegassem à conclusão de que o formato de um objeto não altera a massa do mesmo. A segunda atividade teve como objetivo a compreensão de equações, não necessariamente mostrando uma equação em si, mas sim tratando o seu conceito intuitivo a partir de medições e comparações de massa de diferentes moedas. A proposta do tabuleiro para o ensino de equações foi baseado em um jogo chamado Computador do Saber, criado dentro do Projeto Criança Feliz, o qual tinha como um de seus objetivos testar o conhecimento por meio de questões de conhecimentos gerais na filosofia de um jogo (PROJETO CRIANÇA FELIZ, 2011). No Projeto PIBID, observou-se uma potencialidade de adaptar este artefato para o ensino de matemática, em especial o ensino de equações algébricas simples.O Tabuleiro Matemagnético pode ser para o professor uma ferramenta de ensino portadora de ampla flexibilidade, pois tem baixo custo de fabricação, não apresenta grandes dificuldades na montagem e pode ser utilizada desde as séries iniciais, até o ensino médio, adaptando as questões ao nível de ensino.

 

Outras atividades

 

- Clube de Matemática ­ -  a atividade de atendimento aos alunos só que focado mais no trabalho com materiais concretos e atividades lúdicas como jogos que possibilitem o aprendizado de conteúdos básicos.

 

- Os projetos Jogos e/ou Artefatos Matemáticos: “Onça Pintada”, “Utilizando balança de dois pratos para abordar conceitos de igualdades”,  “Tabuleiro Matemagnético”. e a “Gincamática” foram apresentados no I Encontro Nacional do PIBID Matemática que se realizou juntamente com a III Escola de Inverno de Educação Matemática em Santa Maria – RS de 1 a 3 de agosto de 2012.

 

- Elaboração da proposta e preparação de uma Feira de Ciências em parceria com os subprojetos PIBID das licenciaturas em Física e Química da UDESC. Em um primeiro momento elaboramos a proposta da Feira juntamente com as professoras coordenadoras desses subprojetos o qual foi apresentado, discutido e analisado por todo o grupo do subprojeto PIBID da UDESC – CCT.  Feita as alterações propostas e com o projeto finalizado, em cada escola os supervisores e bolsistas divulgaram esse projeto que precisou do apoio de outros professores da escola para se concretizar.