Trabalhos de Graduação - 2014/1

 

Título

Um estudo sobre aprendizagem em rede e o relato de uma professora em formação: O Facebook e a transformação inicial de professores de matemática

Autor

Gabriela Cecille Corrêa Lopes

Orientadora

Luciane Mulazani dos Santos

Data Apresentação:

18/06/2014

Área

Educação Matemática

Resumo

 Este trabalho é o resultado de um estudo sobre enfoques teóricos à aprendizagem e ao ensino no contexto da construção de conhecimento em rede apoiada em recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Apresenta uma discussão do Conectivismo como uma nova abordagem teórica a processos de ensino e aprendizagem e apresenta um estudo de caso, baseado no relato de uma professora em formação inicial no curso de Licenciatura em Matemática, do uso do Facebook como arquitetura pedagógica da disciplina presencial Didática da Matemática.

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Título

Teoria da integração :   um mundo de integrais

Autor

Luis Gustavo Longen

Orientadora

Elisandra Bar de Figueiredo

Data Apresentação:

23/06/2014

Área

Análise Real

Resumo

Neste trabalho explora-se parte da Teoria da Integração, com ênfase em três diferentes métodos de integração: a Integral de Riemann, a Integral de Lebesgue e a Integral de Henstock-Kurzweil. Em cada método, são apresentadas a definição, principais propriedades, particularidades e exemplos. O trabalho possui caráter demonstrativo e busca-se mostrar que, para funções de domínio real, o terceiro método de integração é o mais completo dentre os estudados, no que diz respeito ao conjunto de funções integráveis, Teoremas de convergência e utilização do Teorema Fundamental do Cálculo.

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Título

Métodos de Garlekin para a equação de Burgers

Autor

Juliana da Silva Buzzi

Orientador

Fernando Deeke Sasse

Data Apresentação:

24/06/2014

Área

Equações Diferenciais Parciais

Resumo

Neste trabalho o método de Galerkin tradicional é aplicado para obtenção de uma solução da equação de Burgers. Tal equação diferencial parcial não-linear é uma aproximação da equação de Navier Stokes e é extensamente usada como equação de teste de desempenho para métodos de aproximação e métodos numéricos, pois sua solução é conhecida. A ênfase deste trabalho consite na aplicação da computação algébrica para a construção de soluções aproximadas. 

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